BRC - Standard for Food Safety

IFS – International Featured Standard

COVID-19 

Neste momento difícil e complicado que o mundo atravessa devido ao Coronavírus, o BRCGS permite agora a extensão das datas dos certificados dos sites atualmente certificados por um período de 6 meses para empresas que atualmente têm acesso restrito. Esta situação não se aplica a empresas certificadas em BRC com a classificação C ou D

Para ajudar as empresas a enfrentar estes desafios, o BRCGS tem vindo a publicar no Directório BRCGS informações sobre como lidar com a pandemia COVID-19, tentando responder a perguntas e apresentando informações e guias de suporte. Foi igualmente criado um email para colocar questões directamente ao BRCGS. 

A informação detalhada pode ser acedida através do link:

https://www.brcgs.com/resources/covid-19-response/

 Para qualquer questão contacte a Kiwa Sativa (sativa@sativa.pt)

BRC Food Safety

O BRC Global Standard for Food Safety (Referencial Global para a Segurança Alimentar), conhecido por BRC Food, estabelece os requisitos para o fabrico de alimentos processados e para a preparação de produtos primários fornecidos como produtos de marcas próprias, produtos alimentares de marca e alimentos ou ingredientes para o uso em empresas de serviços alimentares, empresas de catering e de produtores de alimentos.

O BRC Global Standard for Food Safety foi desenvolvido para ajudar as empresas a cumprir os requisitos de segurança, legalidade e qualidade, incluindo as boas práticas de fabrico e, como tal, a apoiar as organizações no cumprimento da legislação de segurança alimentar relevante.

O BRC Global Standard for Food Safety está focado nas áreas seguintes:

  • importância do comprometimento da gestão de topo;
  • implementação de um plano HACCP (Análise de Riscos e estabelecimento de Pontos Críticos de Controlo) como base do sistema de segurança alimentar;
  • Sistema de Gestão da Qualidade efectivo e documentado;
  • auditoria às Boas Práticas de Fabrico – não se trata apenas de auditoria documental:
  • auditar áreas que frequentemente têm altas taxas de alertas e recolhas de mercado, de que são exemplo a rotulagem e a embalagem;
  • desenvolvimento de programas que reduzam a exposição à fraude alimentar;
  • assegurar a consistência do processo de auditoria;
  • o referencial BRC Food Safety seja suficientemente maleável que permita juntar Módulos Adicionais para reduzir a carga de auditorias às organizações;
  • promover maior resiliência, transparência e rastreabilidade na cadeia de abastecimento.

O BRC Global Standard for Food Safety organiza-se em sete secções:

  • Comprometimento da gestão de topo;
  • Sistema de segurança alimentar – HACCP;
  • Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar;
  • Requisitos das instalações;
  • Controlo do Produto;
  • Controlo do Processo;

Foram elaborados Módulos voluntários adicionais, para cumprir requisitos específicos de clientes ou do sistema, de que são exemplo o Módulo 8 para produtos comercializados ou o Módulo 10 que se refere à Cadeia de Custódia GLOBALG.A.P..

Documentos Normativos

BRC Global Standard for Food Safety está actualmente na versão 7 e no próximo dia 1 de agosto de 2018 será lançada a versão 8.

O documento normativo pode ser obtido no website (http://www.brcbookshop.com/). Outra documentação técnica está disponível no BRC Participate mediante registo.

IFS – International Featured Standard

Através da Kiwa Sativa pode obter a certificação para o IFS. A Kiwa Sativa representa a KIWA Internacional, organismo de certificação internacional ,com capacidade para efectuar a certificação IFS, em empresas em que os produtos alimentares são processados ou manipulados. As auditorias IFS podem assim decorrer em português.

 

Lista de Certificados BRC (pdf)