BRC - Standard for Food Safety
IFS – International Featured StandardCOVID-19
Neste momento difícil e complicado que o mundo atravessa devido ao Coronavírus, o BRCGS permite agora a extensão das datas dos certificados dos sites atualmente certificados por um período de 6 meses para empresas que atualmente têm acesso restrito. Esta situação não se aplica a empresas certificadas em BRC com a classificação C ou D.
Para ajudar as empresas a enfrentar estes desafios, o BRCGS tem vindo a publicar no Directório BRCGS informações sobre como lidar com a pandemia COVID-19, tentando responder a perguntas e apresentando informações e guias de suporte. Foi igualmente criado um email para colocar questões directamente ao BRCGS.
A informação detalhada pode ser acedida através do link:
https://www.brcgs.com/resources/covid-19-response/
Para qualquer questão contacte a Kiwa Sativa (sativa@sativa.pt)
BRC Food Safety
O BRC Global Standard for Food Safety (Referencial Global para a Segurança Alimentar), conhecido por BRC Food, estabelece os requisitos para o fabrico de alimentos processados e para a preparação de produtos primários fornecidos como produtos de marcas próprias, produtos alimentares de marca e alimentos ou ingredientes para o uso em empresas de serviços alimentares, empresas de catering e de produtores de alimentos.
O BRC Global Standard for Food Safety foi desenvolvido para ajudar as empresas a cumprir os requisitos de segurança, legalidade e qualidade, incluindo as boas práticas de fabrico e, como tal, a apoiar as organizações no cumprimento da legislação de segurança alimentar relevante.
O BRC Global Standard for Food Safety está focado nas áreas seguintes:
- importância do comprometimento da gestão de topo;
- implementação de um plano HACCP (Análise de Riscos e estabelecimento de Pontos Críticos de Controlo) como base do sistema de segurança alimentar;
- Sistema de Gestão da Qualidade efectivo e documentado;
- auditoria às Boas Práticas de Fabrico – não se trata apenas de auditoria documental:
- auditar áreas que frequentemente têm altas taxas de alertas e recolhas de mercado, de que são exemplo a rotulagem e a embalagem;
- desenvolvimento de programas que reduzam a exposição à fraude alimentar;
- assegurar a consistência do processo de auditoria;
- o referencial BRC Food Safety seja suficientemente maleável que permita juntar Módulos Adicionais para reduzir a carga de auditorias às organizações;
- promover maior resiliência, transparência e rastreabilidade na cadeia de abastecimento.
O BRC Global Standard for Food Safety organiza-se em sete secções:
- Comprometimento da gestão de topo;
- Sistema de segurança alimentar – HACCP;
- Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar;
- Requisitos das instalações;
- Controlo do Produto;
- Controlo do Processo;
Foram elaborados Módulos voluntários adicionais, para cumprir requisitos específicos de clientes ou do sistema, de que são exemplo o Módulo 8 para produtos comercializados ou o Módulo 10 que se refere à Cadeia de Custódia GLOBALG.A.P..
Documentos Normativos
BRC Global Standard for Food Safety está actualmente na versão 7 e no próximo dia 1 de agosto de 2018 será lançada a versão 8.
O documento normativo pode ser obtido no website (http://www.brcbookshop.com/). Outra documentação técnica está disponível no BRC Participate mediante registo.
IFS – International Featured Standard
Através da Kiwa Sativa pode obter a certificação para o IFS. A Kiwa Sativa representa a KIWA Internacional, organismo de certificação internacional ,com capacidade para efectuar a certificação IFS, em empresas em que os produtos alimentares são processados ou manipulados. As auditorias IFS podem assim decorrer em português.